Salvador

Vice-prefeita de Salvador é homenageada com Medalha Irmã Dulce

Comenda foi proposta pelo vereador Paulo Magalhães Júnior

12/11/2021 10h04
Por: Redação
187
Betto Jr./Secom
Betto Jr./Secom

A vice-prefeita e secretária de Governo de Salvador (Segov), Ana Paula Matos, recebeu a Medalha Irmã Dulce, nesta quinta-feira (11), em homenagem à dedicação e trabalho social que vem desenvolvendo na cidade. A honraria, concedida a pessoas físicas, empresas ou instituições do terceiro setor que se destaquem na promoção de obras sociais relevantes, foi entregue no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador.

Participaram da cerimônia o prefeito Bruno Reis, o presidente da Câmara, Geraldo Júnior, o vereador Paulo Magalhães Júnior, que propôs a comenda, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Júnior Borges, e secretários de diversas pastas que compõem a administração municipal de Salvador. O evento contou com a apresentação musical do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), execução do Hino Nacional, entrega de flores e da imagem de Santa Dulce dos Pobres, além de um bolo simbólico e os parabéns à homenageada, que faz aniversário hoje. 

O prefeito resumiu a trajetória de Ana Paula, desde a amizade estabelecida ainda no período de faculdade, os últimos dez meses de gestão lado a lado e o apoio da vice-prefeita na gestão. “Hoje, no dia do aniversário de Ana, é também o dia em que apresentamos o planejamento estratégico da nossa cidade, com a sensação de dever cumprido, de que demos o nosso melhor e que, efetivamente, temos o que comemorar.  Câmara presta essa linda homenagem com a Medalha Irmã Dulce, medalha que tem tudo a ver com a vice-prefeita, pessoa tão identificada com a causa social na cidade”.

Em agradecimento à homenagem, a vice-prefeita lembrou da importância de Santa Dulce dos Pobres. “Aqui, recebendo essa homenagem tão linda com o nome de Irmã Dulce, com um coração muito aberto e com muita gratidão, eu posso dizer que Irmã Dulce para mim representa, para além da pessoa que mais fez pelos pobres da Bahia, a maior força, o maior símbolo e representação de vencer o impossível. Sem ela não haveria esse legado que na pandemia nos ajudou a vencer os problemas de saúde. Então, Irmã Dulce, com a sua permissão, com a orientação de Deus, eu espero te honrar sendo a melhor pessoa que eu puder”.

O vereador Paulo Magalhães Júnior justificou a proposta da homenagem ressaltando a força feminina e o trabalho desenvolvido pela vice-prefeita no âmbito social, destacando-a como símbolo de força, doçura, sensibilidade, coragem e fé. “A aniversariante Ana Paula Matos recebe com muita justiça e merecimento a Medalha Irmã Dulce, numa proposta que foi aprovada pela Câmara por unanimidade. Esta é uma das mais importantes honrarias desta casa, carregada de simbolismo, de religiosidade e da caridade vivida por Santa Dulce dos Pobres”, declarou o presidente da CMS, Geraldo Júnior.

Dedicação – Advogada, professora, administradora e mestre em administração pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ana Paula Matos tem a atuação na administração municipal marcada pelo auxílio na articulação e implementação de projetos e sistemas que viabilizem melhorias para as comunidades carentes e apoio a quem mais precisa. Dentre eles estão a construção de um sistema de dados para a Defesa Civil de Salvador, durante passagem pela Secretaria de Promoção Social. Como titular da então Diretoria Geral das Prefeituras-Bairro, esteve presente na coordenação para reassentamento das famílias do Arraial do Retiro, possibilitando a construção do posto de saúde do bairro.  

A vice-prefeita também participou de projetos na gestão municipal, a exemplo da ampliação da rede socioassistencial para atender a população mais vulnerável; criação do Complexo Popular de Pau da Lima, onde funciona um restaurante e também cursos de capacitação e oficinas, no desenvolvimento de ações municipais de alimentação gratuita, cestas básicas e kits de higiene durante a pandemia; e a fundação do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, a ser entregue nesta sexta (12).

Ele1 - Criar site de notícias