Educação

Escolas estaduais mobilizam estudantes para avaliação que mede o IDEB nas redes de ensino

A SEC também disponibilizou, no Portal da Educação, orientações para a preparação dos estudantes, dos professores e das equipes gestora e pedagógica para a realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica

09/11/2021 09h03Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: Secom Bahia - (Pamela Simplício)
199
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As escolas da rede pública têm até o dia 10 de dezembro para realizar a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que avalia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com isso, as escolas da rede estadual de ensino estão mobilizando a participação dos estudantes que, neste ano, serão os que estão no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e os de 3º e 4º ano do Ensino Médio.

No Colégio Modelo, em Vitória da Conquista, a prova será aplicada no dia 18 de novembro e a mobilização segue através da sensibilização dos estudantes na sala de aula. “O indicador do SAEB é um norteador para a gestão escolar, porque podemos planejar metas que busquem a melhoria na aprendizagem. Contando com os professores, estamos mobilizando os estudantes para que possamos receber o resultado desta importante avaliação”, explicou o diretor Ademário Silva.

Para a estudante Nathalia Oliveira, 3º ano, do Colégio Modelo, a prova SAEB é tão importante para as escolas quanto para os estudantes. “É essencial que toda a comunidade escolar seja mobilizada, pois a avaliação nos ajuda a compreender melhor como está a nossa aprendizagem”.   

O superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado, Rainer Guimarães, falou sobre a importância da mobilização das escolas. “Um dos pontos que são levados em consideração para este indicador é a participação de, no mínimo, 80% dos alunos de cada escola. Por isso, é fundamental que, efetivamente, todos participem e façam as provas”, afirmou. 

Orientações

A SEC também disponibilizou, no Portal da Educação,orientações para a preparaçãodos estudantes, dos professores e das equipes gestora e pedagógica para a realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As orientações se referem, por exemplo, ao material necessário para o dia da aplicação e ao tempo da prova e preenchimento correto do cartão-resposta. 

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado

Ele1 - Criar site de notícias