Nos quatro dias da Micareta de Feira foram distribuídos cerca de 100 mil preservativos – de uso masculino e feminino. A iniciativa da Prefeitura garantiu a proteção dos foliões contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Conforme os dados do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/Aids/ Hepatites, o estande montado no circuito Maneca Ferreira realizou 1.816 testes rápidos para detecção de ISTs. Desse total, somente três resultados positivos para HIV e 23 para sífilis.
Todos os pacientes diagnosticados receberam atendimento médico e foram medicados no local, é o que informa a coordenadora da unidade, Vanessa Sampaio.
“Os pacientes serão encaminhados para o Centro, onde uma equipe multidisciplinar da rede municipal de saúde que é composta por médicos infectologistas, obstetras, ginecologista e pediatra, além de enfermeiros, psicólogos, odontólogos, assistente social e nutricionista fará o acompanhamento”, destacou.
Durante a festa também foram disponibilizadas sete Profilaxias Pós- Exposição (PEP). A medida de prevenção de urgência é utilizada em até 72h após a situação de risco à infecção pelo HIV, a exemplo de relações sexuais sem o uso de camisinha consentidas ou não.
Sensação
Vento
Umidade