Literatura

Crônicas de Orlando Gomes serão publicadas em livro

Lançamento será em live dia 30 de agosto

18/08/2021 08h37
Por: Redação
189

Uma coletânea de crônicas do renomado Orlando Gomes será lançada pela editora Edufba e Fundação Orlando Gomes no próximo dia 30 de agosto, durante live no canal do YouTube desta entidade, às 19h.

A publicação, intitulada “Orlando Gomes – o cronista”, editora Edufba, 599 páginas, traz 140 textos escritos pelo jurista para colunas em veículos da Bahia nas décadas de 60 a 80 sobre temas diversos: esportes, futebol, juventude, baianidade, centenário da abolição da escravatura, advocacia, aposentadoria, política etc.

O trabalho foi resultado de levantamento feito pelo advogado e professor de Direito Civil da UFBA, Rodrigo Moraes, organizador da publicação, no acervo da fundação – que guarda a obra, a maioria escrita à mão.

“Ele foi o maior civilista brasileiro do século XX. A nova geração de civilistas, felizmente, ainda cultua a vasta obra de Orlando Gomes, que continua sendo estudada e citada em diversas monografias, dissertações, teses, manuais e acórdãos dos tribunais superiores”, destaca Moraes em seu texto introdutório, completando que o autor homenageado foi exímio cronista, e um observador atento das transformações sociais, políticas e tecnológicas.

Segundo Márcio Gomes, filho do jurista e presidente da fundação, a fonte de inspiração do pai para escrever sobre temas tão diferentes e com sensibilidade foi a experiência de uma vida vivida com intensidade e perspicácia, conforme descreve na apresentação da obra – cujo prefácio é do civilista Otavio Luiz Rodrigues Jr., professor associado de Direito Civil da Faculdade de Direito da USP.

A live que lançará a obra, no canal do Youtube da Fundação Orlando Gomes, será aberta pelo reitor da UFBA, João Carlos Salles, com saudações do diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Júlio Rocha, e do presidente da Fundação Orlando Gomes, Márcio Gomes. Haverá ainda um bate-papo com professores de Direito Civil da faculdade sobre as crônicas e uma palestra de encerramento com o professor Edvaldo Brito, sobre a importância do jurista baiano para o Direito.

O livro estará disponível para venda pelo site da editora: http://www.edufba.ufba.br/. “Orlando Gomes não nos liga apenas da Paralela a Piatã. Ele nos conecta com o saber, a cultura, o Direito, a cidadania. Este livro não deixa de ser uma Avenida Orlando Gomes literária, que nos conduz ao pensamento de um dos mais ilustres filhos da Bahia”, destaca o organizador da obra, Rodrigo Moraes, referindo-se à homenagem recebida pelo jurista ao batizar o nome de uma avenida de grande circulação na capital baiana.

SOBRE ORLANDO GOMES - Orlando Gomes dos Santos nasceu em 07 de dezembro de 1909, natural de Salvador, Bahia, filho de Mário Gomes dos Santos e Amélia Pereira Soares dos Santos. Cursou o 1º e o 2º graus no Colégio Nossa Senhora da Vitória, dos Irmãos Maristas. Formou-se pela Faculdade de Direito da Bahia em dezembro de 1930, com apenas 21 anos.

Aos 23 anos habilitou-se ao ensino de “Introdução à Ciência do Direito” e posteriormente, em 1937, foi aprovado à cátedra de Direito Civil. Em 1936, com a industrialização e a organização da classe trabalhadora, surgia uma nova disciplina, Direito do Trabalho, tendo sido Orlando Gomes o seu primeiro regente na Faculdade da Bahia.

Orlando Gomes é autor de diversas obras jurídicas, que continuam sendo estudadas e citadas pelos tribunais superiores. Dentre diversos outros títulos, Orlando Gomes foi reitor da Universidade Federal da Bahia; diretor da Faculdade de Direito da UFBA (1952 a 1961); presidente da comissão encarregada da elaboração do Anteprojeto do Código Civil Brasileiro, em 1963; presidente do Instituto dos Advogados da Bahia; presidente da Associação Comercial da Bahia (1959 a 1963); presidente da Junta Deliberativa da Associação Comercial da Bahia; presidente da Federação Baiana de Desportos Terrestres (1945 a 1947); presidente da Federação Baiana de Futebol (1955 a 1957). Orlando Gomes faleceu em Salvador, no dia 29 de julho de 1988.

LANÇAMENTO DO LIVRO “ORLANDO GOMES – O CRONISTA” (Editora Edufba, 599 páginas) Dia 30/08, 19h, Youtube Fundação Orlando Gomes Programação: *Abertura: João Carlos Salles (reitor da UFBA) *Saudações: Júlio Rocha (diretor da Faculdade de direito da UFBA) e Márcio Gomes (presidente da Fundação Orlando Gomes) *bate-papo com professores de Direito Civil da UFBA (Confirmados: Rodrigo Moraes, Cristiana Santos, Leandro Reinaldo da Cunha, Nilza Reis, Técio Spínola Gomes, Emanuel Lins, Antonio Lago Júnior e Maurício Requião) *Palestra professor Edvaldo Brito.

Ele1 - Criar site de notícias