Salvador

Em reunião com cônsul de Portugal, vice-prefeita de Salvador trata sobre ações culturais e parcerias

Ana Paula Matos (PDT) recebeu o cônsul geral de Portugal, Jorge da Fonseca

11/08/2021 09h07
Por: Redação
61

A vice-prefeita e secretária de Governo de Salvador, Ana Paula Matos (PDT) recebeu, nesta terça-feira (10), o cônsul geral de Portugal, Jorge da Fonseca, no gabinete da prefeitura. Parcerias com empresas de pequeno e médio porte, ações no âmbito do turismo cultural e religioso, além da criação de um memorando de entendimento para fortalecer grupos de trabalho entre Salvador e Portugal foram temas da reunião. Na ocasião, eles também acordaram em retomar o Festival da Língua Portuguesa, que ocorreu em 2019 na capital baiana e, por causa da pandemia do coronavírus, não houve novas edições. 

“Temos total interesse em estabelecer parcerias, valorizar a cultura dos dois países, mostrar o que há de melhor nas cidades-irmãs, já que temos irmanamento oficialmente firmado desde 1985 com Angra do Heroísmo, Cascais e Lisboa.  A reunião estreitou ainda mais nossa relação e fortalece nossa história, rica em cultura e arte”, destacou a vice-prefeita Ana Paula Matos. Outro ponto citado foi o turismo religioso. Em Portugal há festejos em homenagens a santos famosos no Nordeste, como Santo Antônio, São Jorge e São João

O cônsul sugeriu, ainda, um acordo de cooperação técnica que valorize os potenciais artísticos e culturais dos países. “Uma exposição com artistas de Portugal e de Salvador. Estamos pensando em formas para Portugal descobrir ainda mais a história da Bahia”, disse Jorge da Fonseca, citando a Casa do Carnaval em Salvador e um restaurante que serve acarajé em Lisboa. 

Além de Salvador, atualmente cinco cidades portuguesas fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. São elas: Braga (artes digitais), Barcelos (artesanato e artes populares), Amarante (música), Idanha-a-Nova (música) e Óbidos (Literatura). A ligação entre a capital baiana e Portugal vem de longas datas. No Brasil, Salvador é a cidade que mais possui elementos portugueses em sua arquitetura. 

Estiveram presentes na reunião, Ricardo Duarte, integrante da área cultural do consulado português e o assessor de Relações Internacionais da prefeitura, João Queiroz. 

Consulado

O Consulado Geral de Portugal em Salvador representa e atende aos estados da Bahia e Sergipe. Em matéria de processamento de vistos, o Consulado-Geral atende a todo o Nordeste.

Ele1 - Criar site de notícias