Cultura

Aplicativo de realidade aumentada conta história da Independência do Brasil na Bahia

O Dois de Julho GO será lançado nesta sexta-feira (02).

30/06/2021 13h50
Por: Redação
128

Será lançado oficialmente nesta sexta-feira (02), o aplicativo de realidade aumentada Dois de Julho GO, que conta a história de uma das mais belas e fortes manifestações populares do país: a Independência do Brasil na Bahia. O app (disponível para android e ios) permite ao usuário conhecer a história, através de três personagens: o Caboclo, a Cabocla e Maria Felipa, os guias na viagem ao passado - uma  contextualização histórica ao mesclar o antigo e o novo. 

Haverá uma celebração simbólica durante os festejos da data marco, com a inauguração de uma placa com QR Code para download do aplicativo, que será instalada no Pavilhão 02 de Julho, no bairro da Lapinha, em Salvador, onde ficam expostos o Caboclo e a Cabocla. O momento contará com as presenças de Bruno Reis, prefeito de Salvador, e Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos. 

O aplicativo possibilita acesso a um conteúdo histórico de forma lúdica e interativa. Por meio da câmera de smartphones ou tablets de celulares compatíveis com a tecnologia AR é possível que os usuários visualizem os elementos virtuais tridimensionais - personagens históricos – e  também imagens imersivas de 360 graus. 

O app foi desenvolvido pela Estandarte Produções no âmbito do Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal. “A memória das lutas pela independência permeiam o território da cidade de Salvador e se revela como fato histórico determinante. Contexto que se amplifica com as comemorações do Bicentenário da Independência no ano de 2022 em todas as regiões do país”, destaca Jamile Coelho, da Estandarte Produções. 

 

“Na Estandarte estamos sempre trabalhando em inovação de linguagem e de tecnologia. Fazemos parte do movimento afrofuturista e temos lançado vários produtos como esses. Essa é versão beta do app, queremos expandir ainda mais a experiência do público com a reconstrução de obras e cenários inteiros em 3D. Pensamos no aplicativo como um Sankofa, aprendemos com o passado para construir o presente e o futuro”, conclui Jamile Coelho.

 

Para saber mais e fazer o download do app, acesse: https://doisdejulhogo.com.br/

Ele1 - Criar site de notícias