ações prefs
Salvador

Fernando Sodake recebe Título de Cidadão de Salvador na Câmara Municipal por contribuição ao jornalismo

Homenagem destaca a trajetória do comunicador e seu vínculo com Salvador

29/05/2025 14h53Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Antônio Queirós/Câmara Municipal de Salvador
Antônio Queirós/Câmara Municipal de Salvador

O jornalista e apresentador da TV Bahia, Fernando Sodake, recebeu, nesta quarta-feira (28), o Título de Cidadão de Salvador, durante sessão no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Sodake demonstrou felicidade pela honraria e ressaltou a importância de seguir sendo “porta-voz” daquelas pessoas que, por vezes, não tem a oportunidade de “dizer do que precisam”.

O jornalista também enfatizou que a homenagem “aumenta” o desafio de ser um profissional da comunicação. “As pessoas criam, em volta da gente, uma imagem que muitas vezes eles veem só um fragmento. Então, se fora da televisão você não corresponde aquilo que você passa no vídeo, sua credibilidade não vem”, refletiu.

Ele afirmou ainda, que essa relação não acontece apenas quanto está “no ar”, mas também no dia a dia. “Quando encontra alguém fora da televisão, quando encontra alguém na fila do supermercado, quando encontra alguém na feira, quando encontra alguém caminhando na rua”, apontou.

“Essa relação nasce dessa verdade, dessa vontade de ser o porta-voz das pessoas que, muitas vezes, não tem a oportunidade de dizer do que precisam, de lutar contra aquelas injustiças. Então, para mim, é muito honrado receber esse título e poder representar ainda mais as pessoas de Salvador”, completou.

Jornalista destaca felicidade por honraria e se declara a Salvador

Durante a entrevista, Sodake também destacou sua felicidade pelo recebimento da honraria e declarou seu amigos pela capital baiana. “É muito difícil estar do lado de cá do microfone, geralmente eu estou entrevistando, então estar do outro lado assusta um pouco, mas é uma felicidade muito grande, porque eu amo Salvador”.

O jornalista disse ainda ter sido acolhido por Salvador, e pontuou que a capital proporcionou que ele pudesse não apenas “crescer na profissão”, mas principalmente “ser respeitado”.

“Tudo que um profissional quer. Quando a gente fala muito que o profissional quer ascender na profissão, ele quer principalmente respeito na profissão, e Salvador me trouxe isso. A possibilidade de ser conhecido, mas de principalmente fazer um jornalismo com integridade”.

Sodake também lembrou que está há 28 anos na Rede Bahia, e enfatizou que isso se deve da “responsabilidade” que possui com Salvador. “E poder representar a Rede Bahia e poder me apresentar na Rede Bahia é motivo de muito orgulho e agora como soteropolitano então, ainda mais”.

Honraria reconhece serviços prestados

A honraria foi concedida através do Projeto de Resolução nº 3.437/25, de autoria do vereador George Reis (PP), conhecido como Gordinho da Favela. Segundo o parlamentar, o título reconhece o compromisso do jornalista com a informação e a conexão com o povo de Salvador.

“Quem em Salvador não conhece Sodake? Nada mais justo que uma figura tão importante para a cidade seja homenageada da forma correta”, destacou o vereador. Ele também lembrou que Fernando Sodake é casado com uma soteropolitana e tem um filho nascido na capital.

Durante a cerimônia, o vereador ressaltou os serviços prestados pelo jornalista em contribuição a Salvador. “Quando eu proponho esse título aqui na Casa, é porque eu entendo que existem pessoas que, mesmo não tendo nascido em Salvador contribuem para o crescimento da nossa cidade. Fernando Sodake é uma dessas pessoas. Abraçou Salvador com amor, respeito e compromisso”, disse.

O Título de Cidadão Soteropolitano reconhece personalidades nascidas fora de Salvador que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento social, cultural e humano da cidade. A solenidade foi marcada pela emoção e pelo respeito à trajetória de Sodake.

Trajetória consolidada no jornalismo

Fernando Sodake nasceu em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e se mudou para Salvador em 2008, quando passou a integrar a equipe de reportagem da TV Bahia. O jornalista possui mais de 30 anos dedicados ao jornalismo e à prestação de serviços de informação para toda a Bahia. Sodake é casado há 23 anos com Juliana, com quem tem um filho, Guilherme, de 14 anos.

Em 1998, Sodake iniciou sua trajetória na Rede Bahia por meio da TV Sudoeste. Desde então, sua atuação consolidou seu nome como um dos principais comunicadores do estado. Atualmente, ele apresenta o telejornal BATV e o podcast Eu te Explico, do g1 Bahia.

Ele1 - Criar site de notícias