O prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, foi eleito por aclamação, presidente da FECBahia (Federação dos Consórcios Públicos da Bahia), em um momento que reforça a importância da cooperação entre os municípios para o fortalecimento das políticas públicas. A escolha de Sivaldo para liderar a entidade é resultado da confiança e apoio dos presidentes de consórcios municipais, que acreditam no trabalho coletivo para enfrentar desafios e promover avanços nas gestões municipais.
"É com muita gratidão e compromisso que recebo essa missão. Agradeço imensamente a cada um que esteve ao nosso lado nesse processo, acreditando na força do trabalho conjunto para o fortalecimento dos municípios baianos", destacou Sivaldo Rios.
Durante o pronunciamento, o novo presidente da FECBahia fez questão de ressaltar a parceria e mobilização do ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, reconhecendo sua dedicação ao avanço das políticas consorciadas. Além disso, parabenizou o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, eleito por aclamação presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB). "Juntos, vamos fortalecer ainda mais a atuação municipalista na Bahia", reforçou.
Entre os principais desafios da nova gestão, Sivaldo Rios destacou a necessidade de ampliar e consolidar as políticas consorciadas, promovendo uma parceria sólida com os governos estadual e federal. Uma das questões prioritárias é a gestão dos aterros sanitários, também conhecidos como lixões, um problema que afeta diversos municípios baianos.
Lista dos membros da Diretoria:
DIRETORIA
Presidente: Sivaldo Rios – Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Bacia do Jacuípe
Vice-Presidente Institucional: Pedro Lacerda – Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG)
Vice-Presidente Administrativo: Marcos Palmeiras – Consórcio
Sustentável Território Do São Francisco (CONSTESF)
Vice-Presidente Norte: Maria Luzineide – Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do SISAL - CONSISAL
Vice-Presidente Sul: Maurilio Lemos – Consorcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitoria da Conquista e Itapetinga
Vice-Presidente Leste: Dailton Filho – SOMAR
Vice-Presidente Oeste: Laércio Santana – CDS VELHO CHICO
Tesoureiro: Branco Sales – Consorcio Público de Desenvolvimento Sustentável Do litoral norte agreste de Alagoinhas
Primeiro Suplente: Roberto Venâncio – Consorcio de desenvolvimento sustentável Piemonte Paraguaçu
Segundo Suplente: Roberto Carlos de Souza – Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê
Diretor de Infraestrutura: Manrick Teixeira – Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura de Extremo Sul da Bahia (CONSTRUIR)
Diretor de Desenvolvimento Rural: José Benedito Aragão – CONSID
Diretora de Educação: Selma Souto – Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade do Médio Sudoeste (COTEMESB)
Diretor de Meio Ambiente e Desenvolvimento: Manoel Ribeiro – CIAPRA
Diretor de Turismo e Cultura: Vanessa Senna – Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina
Diretor de Saúde: Nelson Portela – Consórcio de DesenvolvimentoSustentável Vale do Jiquiriça (CONVALE)
Diretor de Segurança pública: Isan Botelho – Consórcio interfederativo de saúde da costa do Descobrimento;
Diretor de Esportes: Leandro Bergue Gomes da Cruz – Consórcio de Desenvolvimento sustentável do Território do Sertão Baiano;
Diretor de Desenvolvimento econômico: Luis Carlos Junior Silva de Oliveira - Consórcio de Desenvolvimento sustentável do Território Costa do
Descobrimento – CONDESC
Secretário Executivo: Winston Santos
CONSELHO DE SECRETÁRIOS EXECUTIVOS
Presidente: Erika Seixas - Consid
Secretário: Taise Dos Anjos – Convale
Membro: Gabriela Souza - Consórcio de Saúde Chapada Unida
Membro: Leonardo Costa - CDS Bacia do Paramirim
Membro: Tarcísio Cardoso - Consórcio de Saúde de Itabuna
"Precisamos encarar essa pauta com seriedade e união. Buscaremos somar esforços entre a FECBahia e a UPB para avançarmos nessa questão tão essencial", afirmou.
Com essa nova missão, Sivaldo Rios reafirma seu compromisso com o municipalismo, garantindo que a gestão compartilhada entre os consórcios municipais continue sendo um caminho viável e eficiente para enfrentar os desafios das administrações locais.
Sensação
Vento
Umidade