Bahia

Governo formaliza contrato de concessão do Cine Glauber Rocha

O Governo do Estado formalizou, nesta sexta-feira (5), Dia Nacional da Cultura, termo aditivo que prorroga por mais cinco anos o período de concessão de uso do Espaço Cine Glauber Rocha, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura do Estado, para a empr

06/11/2021 15h20Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: Secom Bahia - (Pamela Simplício)
200
Foto: Carol Garcia/GOVBA
Foto: Carol Garcia/GOVBA

O Governo do Estado formalizou, nesta sexta-feira (05), Dia Nacional da Cultura, termo aditivo que prorroga por mais cinco anos o período de concessão de uso do Espaço Cine Glauber Rocha, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura do Estado, para a empresa Espaço Cultural de Cinema de Salvador Ltda. O documento foi assinado pela titular da Secult, Arany Santana, e pelo sócio do empreendimento, Cláudio Marques. Outras tratativas estão sendo discutidas com o objetivo de garantir apoio financeiro ao projeto, com contrapartida de retorno para a sociedade.

“Essa assinatura é muito emblemática, ainda mais hoje, no dia nacional da cultura. Nós estamos dando o primeiro passo a fim de que seja cumprido o compromisso firmado pelo governador Rui Costa em busca de alternativas para a retomada do Cine Glauber Rocha. Esse espaço é muito importante para a cultura da Bahia, por isso essa data fica ainda mais especial”, afirmou a secretária Arany Santana.

Para Cláudio Marques, o apoio do Governo do Estado foi vital para a manutenção do Espaço Glauber. “A gente está vivendo um momento em todo o mundo em que as salas de cinema estão fechando, e nesse ato aqui nós estamos garantindo a vida não apenas de uma sala de cinema, mas provavelmente a mais importante sala de cinema da história de Salvador. É uma sala centenária, que já formou diversas gerações e esse documento assinado está dizendo para o mundo que ela vai continuar a existir”.

Logo após o anúncio do fim da parceria do grupo Itaú com o Espaço Cultural de Cinema de Salvador Ltda, o que praticamente inviabilizando seu funcionamento, o governador Rui Costa anunciou que buscaria alternativas para manter o espaço aberto. A indicação foi para que as secretarias de Educação, Administração, Fazenda e de Cultura propusessem uma solução para viabilizar o funcionamento do espaço, considerando sua relevância histórica e importância para a cena cultural da cidade, em especial na área do Centro Histórico. Essa articulação entre as secretarias já está em curso, com expectativa de resultar, em breve, em novos projetos e ações para o equipamento.

Localizado na Praça Castro Alves, o Cine Glauber é referência não só para os cinéfilos baianos como para quem visita Salvador. Inaugurado em 24 de dezembro de 1919, na Praça Castro Alves, com o nome de Kursaal Baiano. Mais tarde, foi renomeado de Cine Guarani e, depois, Cine Glauber Rocha, em 1981, em homenagem ao maior cineasta brasileiro, morto naquele ano.

Ele1 - Criar site de notícias