Eleições OAB

Professores lançam manifesto em apoio às candidaturas de Daniela Borges e Christianne Gurgel para comando da OAB-BA

A manifestação teria sido motivada por uma declaração da também candidata para as eleições da seccional baiana, Ana Patrícia Dantas Leão.

20/09/2021 09h57Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
475

Um manifesto assinado por 168 professores de cursos de Direito de diversas instituições de ensino da Bahia foi lançado no domingo (19) em apoio às candidaturas das advogadas Daniela Borges e Christianne Gurgel para presidente e vice-presidente, respectivamente, da OAB-BA. O texto foi divulgado nas redes sociais. 

A manifestação teria sido motivada por uma fala da também candidata para as eleições da seccional baiana, Ana Patrícia Dantas Leão. Durante uma entrevista, ela afirmou que advogadas e advogados que vivem “no conforto do ar condicionado das salas de aula jamais vão entender o quão difícil é viver da advocacia”. 

A declaração foi recebida com indignação por professores e advogados que se dedicam também à vida acadêmica. “Quem não respeita os(as) professores(as) não merece dirigir a OAB da Bahia”, pontua o texto.

Na manifestação, os professores reforçam que, para muitos que estão em sala de aula, a advocacia veio antes da docência. “E é essa vivencia, de um dia a dia corrido onde precisamos nos dividir entre fóruns e sala de aula, que dá legitimidade aos nomes de Dani e Chris para a condução da OAB da Bahia”, reforça o manifesto.

Além de advogadas, Daniela Borges e Christianne Gurgel também são professoras. Daniela atua na área tributária e é professora da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito. Já Christianne atua no direito trabalhista e é professora da Universidade Católica do Salvador. 

Ambas têm ainda experiência na Ordem dos Advogados do Brasil. Atualmente, Daniela é conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada. Antes, nas duas gestões de Luiz Viana (2013-2015 e 2016-2018), foi conselheira seccional e diretora-tesoureira. Christianne integrou a diretoria da OAB-BA na gestão do ex-presidente Saul Quadros (2007-2012).

Ele1 - Criar site de notícias