Terça, 25 de Agosto de 2026
24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Prefeitura entrega equipamentos para instituições de atendimento a pessoas com deficiência em Salvador

Texto: Priscila Machado / Secom PMSEm apoio aos serviços oferecidos pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) que prestam atendimento socioassist...

Por: Redação Fonte: Prefeitura de Salvador - BA
25/08/2026 às 12h05
Prefeitura entrega equipamentos para instituições de atendimento a pessoas com deficiência em Salvador
Texto: Priscila Machado / Secom PMS


Texto: Priscila Machado / Secom PMS

Em apoio aos serviços oferecidos pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) que prestam atendimento socioassistencial especializado a pessoas com deficiência, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), iniciou a entrega de equipamentos destinados a fortalecer as atividades desenvolvidas pelas instituições. A ação busca ampliar as condições de atendimento e contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos à população com deficiência.

A primeira instituição contemplada foi o Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION Bahia), que recebeu os equipamentos na última sexta-feira (21). Entre os itens destinados ao ION Bahia para a melhoria das condições de funcionamento do instituto estão aparelhos de ar-condicionado, bebedouro, cadeiras escolares, televisores, computador, impressoras, scanner de mesa, servidor, nobreak, armário de aço, gaveteiro, arquivo, frigobar, cadeira giratória, ventilador e micro-ondas.

Além do ION, outras quatro instituições que atuam na promoção de direitos, inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência serão beneficiadas com as entregas até o dia 2 de setembro. Nesta terça-feira (25), às 10h, será a vez da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae) ser contemplada. Também receberão equipamentos para apoio às atividades a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (Apada), o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) e o Instituto Guanabara (IG).

“Foi uma alegria fazer essa entrega ao ION, uma instituição séria e respeitada, que há quase 60 anos beneficia a população com deficiência da cidade de Salvador. Ao lado de toda a equipe do ION, fizemos uma entrega importante de equipamentos oriundos de emenda parlamentar, a exemplo de ar-condicionado, computadores, armários e cadeiras para ajudar o trabalho realizado nessa instituição”, afirmou Júnior Magalhães.

O secretário também aproveitou a ocasião da entrega para agradecer a Maria de Los Dolores Rodriguez Cabrita, conhecida como Dona Lola, fundadora e presidente da associação civil sem fins lucrativos, pelo trabalho realizado.

“Dona Lola é uma desbravadora da assistência social da cidade e merece todo o respeito e consideração pela grande obra que fez e pelas milhares de pessoas que passaram pelo ION Bahia. Tenho certeza de que as pessoas que trabalham nessa instituição não estão aqui apenas pelo salário, mas pelo propósito e pela quantidade de vidas que impactam. No final do dia, certamente, essas pessoas voltam para casa com o sentimento de dever cumprido, de poder fazer o bem”.

Dona Lola também agradeceu pela iniciativa: “A pessoa com deficiência era muito esquecida e nós sempre tivemos a visão de que ela teria que ser igual às outras, com as mesmas oportunidades. Graças a Deus, nesses 60 anos, o ION está aqui, passou por dificuldades, mas estamos com Deus. Sempre recebemos remédios para todos. Os remédios do ION chegam toda hora, como agora, podendo renovar tudo que estava quebrado. Teremos a oportunidade de arrumar a casa com tudo novo. Então, eu agradeço muito”.

ION Bahia – Situado no Jardim Apipema, o Instituto de Organização Neurológica da Bahia é uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, que busca prevenir deficiências ou minimizar os efeitos daquelas já instaladas, mediante tratamento específico.

No local, são atendidas pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências. Fundado em dezembro de 1967 por um grupo de pais de pessoas com deficiência, o instituto atua na prevenção e minimização dos efeitos das deficiências já diagnosticadas e também no acolhimento às famílias.

Lenium - Criar site de notícias