Brasil

Senado derruba vetos de Jair Bolsonaro ao pacote anticrime

Trechos mantidos disponibilizam acessos de presos ao juiz de garantias e aumentam pena para crimes divulgados em redes sociais 

20/04/2021 10h12Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: R7
16
Congresso derrubou vetos de Jair Bolsonaro - (Foto: Isac Nóbrega/PR - 15.04.2021)
Congresso derrubou vetos de Jair Bolsonaro - (Foto: Isac Nóbrega/PR - 15.04.2021)

O Senado derrubou nesta segunda-feira (19) vetos do presidente Jair Bolsonaro ao Pacote Anticrime, medida apresentada pelo ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, para alterar a legislação penal. O texto agora irá à promulgação presidencial. 

Depois de passar pelo Congresso e ser desidratada, a medida foi sancionada em 2019 por Bolsonaro com uma série de vetos. Uma das alterações do presidente barradas foi a que qualifica como homicídios qualificados aqueles cometidos com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido.

Para justificar o veto, Bolsonaro argumentou que o trecho colocaria agentes de segurança pública sob risco de serem penalizados por praticarem defesa pessoal. 

Outro trecho derrubado foi a  determinação do prazo de 24 horas para o preso em flagrante ser encaminhado à presença do magistrado para audiência com o Ministério Público e advogado, sem possibilidade de videoconferência.

O presidente vetou também o aumento da pena para crimes cometidos ou divulgados nas redes sociais. O Congresso havia determinado que, nesses casos, a punição seria três vezes maior para cada tipo de ato.

Na sessão desta segunda, os senadores também mantiveram vetos de Bolsonaro ao projeto de lei que estabeleceu medidas para a autonomia do Banco Central.

Por outro lado, foram derrubadas as alterações à norma que suspende dívidas de clubes inscritos no Profut durante a pandemia e da lei que trata da reestruturação de carreiras e cargos da administração pública federal. 

Ele1 - Criar site de notícias