Tecnologia

Grupo GPS apresenta bons resultados e estratégias para 2024

Crescimento e inovações marcam os resultados do primeiro semestre do ano. Diretor da Divisão Logística ressalta a importância dos avanços para a or...

02/07/2024 11h46
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
Freepik
Freepik

Nos primeiros seis meses de 2024, a Divisão Logística do Grupo GPS apresentou um crescimento significativo, impulsionado por projetos iniciados em 2023 e diversas inovações implementadas recentemente. Dentre elas está o amadurecimento no setor em seus processos de Request for Information (RFI) na logística, bem como o desenvolvimento de torres de controle e portais de acesso para clientes.

Jazeel dos Santos, diretor da Divisão Logística, ressalta a importância desses avanços: "Investimos consideravelmente em armazéns e sistemas de Warehouse Management Systems (WMS). Além disso, avançamos na implementação de inventários via RFID com o uso de drones e na aplicação de inteligência artificial (IA), para acompanhar nossas atividades logísticas. Essas iniciativas têm proporcionado maior agilidade aos nossos processos, garantindo que as informações estejam disponíveis em diversas plataformas, atendendo às nossas necessidades”.

Desafios superados com adaptabilidade

De acordo com o diretor, durante os primeiros seis meses de 2024 a empresa enfrentou dois grandes desafios. “O primeiro foi a implantação de novos Armazéns Gerais em um ritmo mais acelerado do que o usual. O segundo desafio foi lidar com o alto volume de demandas do varejo, que não foram previstas inicialmente. Mesmo diante deste cenário, recrutamos e alocamos os recursos necessários, o que possibilitou atender a essas demandas", afirma Jazeel.

Mudanças estratégicas e foco em tecnologia

Após os resultados do primeiro semestre, estão sendo implementadas mudanças significativas em toda a estratégia operacional, com a reestruturação das equipes de projetos e inovações, o que irá impactar de forma significativa às exigências de um cenário de crescimento acelerado e de expansão do setor de e-commerce.

O diretor ainda destaca que o foco está em integrar a tecnologia e a capacidade de contratações, aproveitando a base de currículos existente na empresa. “Estamos dedicados a aperfeiçoar a produtividade e a eficiência operacional por meio de sistemas de Warehouse Management Systems (WMS) desenvolvidos, avanços em Request for Information (RFI) e a utilização de inteligência artificial (IA)”, explica.

Contribuição e iniciativas significativas

A Divisão Logística contribuiu para os resultados gerais do Grupo GPS, principalmente pelo seu crescimento na área de armazéns e transportes dedicados. Durante os primeiros seis meses do ano, foram adicionados mais de 50 novos recursos ao setor de transporte, ampliando a capacidade operacional. Além disso, foram disponibilizados mais de 200 mil metros quadrados de armazéns dedicados, o que permitiu atender a demanda crescente.

Entre as iniciativas, a criação de torres de controle de processos com RFID trouxe ganhos de produtividade. O sistema de monitoramento e gestão permitiu um controle das operações, eliminando gargalos e otimizando diversos processos logísticos. Outra ação foi o investimento em um WMS flexível, que contribuiu para o controle das operações de armazéns.

Ele1 - Criar site de notícias