Negócios

Cooperativa de crédito aponta o impacto positivo das placas

Unicred Integração tem linha de crédito para os cooperados que desejam um futuro mais verde e que miram, também, na economia de recursos

01/07/2024 18h17
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
Casamar Produtora
Casamar Produtora

Dia Mundial do Meio Ambiente  chama a atenção de gestores e de toda a população para as soluções sustentáveis que podem impactar e promover um futuro mais verde. Entre elas, a energia solar fotovoltaica vem ganhando destaque como uma alternativa limpa e eficiente para a geração de eletricidade.

A adoção de sistemas de energia solar tem mostrado impactos positivos significativos na economia das empresas, independente do tamanho do negócio. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - ABSOLAR, revelam que o uso de energia solar pode reduzir em até 95% os custos com eletricidade. Essa economia é especialmente relevante em tempos de aumento das tarifas de energia elétrica e de crises hídricas que afetam a produção de energia hidrelétrica.

Além da redução de custos, as empresas que investem em energia solar se destacam no mercado por sua responsabilidade ambiental. Esse diferencial competitivo pode atrair clientes e investidores que valorizam práticas sustentáveis, contribuindo para a imagem positiva da empresa.

O Dr. Carlos Castellano Silveira é pneumologista e síndico do Centro Médico Medianeira, em Caxias do Sul, um dos maiores da região. Possui 56 salas e funciona 24 horas por dia, reunindo especialidades médicas, dentistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais da saúde.  Elencando uma série de medidas para enxugar o orçamento do condomínio, surgiu a oportunidade da instalação de placas solares. Cooperado há 30 anos da Unicred Integração, Castellano recorreu a uma linha de crédito para a benfeitoria. “Foi rápido e simples, me surpreendi. Entrei com o pedido e em pouco tempo já estávamos com as placas instaladas. Hoje, conseguimos uma média de R$ 7 mil a R$ 8 mil de economia mensal com a nova energia solar do prédio”, destaca Castellano.

A tecnologia das placas fotovoltaicas convertem a luz do sol em energia elétrica, utilizando materiais semicondutores, como o silício. Essa tecnologia apresenta uma série de vantagens em relação às fontes tradicionais de energia: é uma fonte de energia renovável, que não se esgota e, enquanto houver sol (ou mesmo em dias nublados e em períodos de chuva), haverá possibilidade de geração de energia. Além disso, a produção de energia solar não emite gases de efeito estufa, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

“Em um momento em que a preservação do meio ambiente se torna cada vez mais urgente, a energia solar fotovoltaica se apresenta como uma solução viável e necessária. Além de contribuir para a sustentabilidade do planeta, as placas solares proporcionam benefícios econômicos e competitivos significativos para os nossos cooperados”, revela Cacia Rozangela Portal, Gerente Corporativo de Negócios da Unicred Integração.

Ele1 - Criar site de notícias