A BD Analytics, empresa de tecnologia que utiliza dados para ajudar vendedores a tomarem decisões assertivas em suas contas de marketplaces, foi uma das startups selecionadas para a 14ª turma do Programa Startup SC. O negócio também está entre os escolhidos para a primeira etapa do Prêmio Sebrae Startups, com duração de sete meses.
Após um recorde de inscrições, as startups selecionadas pela iniciativa do Sebrae passarão por várias capacitações ao longo de sete meses, incluindo mentorias individuais e coletivas. Os workshops começaram no dia 4 de maio e quinzenalmente serão realizados encontros presenciais. A previsão é que o programa se encerre no dia 25 de novembro.
Para Bruno Darolt, CEO da BD Consultoria, a seleção da startup para o Programa Startup SC e para a primeira etapa do Prêmio Sebrae Startups demonstra que a marca está no caminho certo. “Identificamos uma dor de mercado real, um potencial de clientes a serem atendidos e desenvolvemos uma solução essencial para manter uma boa gestão dos negócios digitais.”
Como participante do Programa Startup SC, a BD Analytics terá acesso a workshops, masterclass e sessões individuais e coletivas de mentoria. Além disso, poderá receber um capital semente de até 80 mil, por meio do edital da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina), e ter acesso a produtos e serviços de cloud, marketing digital e finanças de forma gratuita ou a preço reduzido.
Na visão de Darolt, participar do Prêmio Sebrae Startup é importante para chamar ainda mais atenção dos investidores para a BD Analytics. “Já tivemos a oportunidade de validar a solução com mais de 600 clientes e o resultado deles é o nosso verdadeiro Prêmio. Desde 2020, já foram mais de R$ 500 milhões em faturamento assessorados pela BD”, partilha.
Segundo informações divulgadas pela organização, ao todo, o programa recebeu 468 inscrições, superando os números obtidos nas últimas 13 edições. Entre as selecionadas, 86% se enquadram no segmento B2B (Business to Business), 9% são B2B2C (Business to Business to Consumer), 3% B2C (Business to Consumer), e 2% B2C2B (Business to Consumer to Business). Já em relação aos segmentos, elas atuam nas áreas de educação, gestão de negócios, logística, saúde e bem-estar, tecnologia da informação e varejo.
Panorama das startups no Brasil
Para Darolt, o mercado de startup no Brasil está em constante desenvolvimento e tem potencial, levando em consideração a capacidade dos empreendedores do país quando o assunto é criar soluções inovadoras focadas no consumidor latino-americano. “Nesse panorama, a BD Analytics acredita que há um continente a explorar e isso atrai diversos investidores”.
O Brasil conta hoje com 12.040 startups, como revelam os dados do “Inovação em Movimento”, relatório anual realizado com base no banco de dados da Cortex, publicado com o apoio da Endeavor. O balanço destaca que o ecossistema de empreendedorismo tecnológico e de inovação têm se mantido firme no Brasil, tornando o segmento um dos ambientes mais dinâmicos e repletos de possibilidades da economia brasileira.
De acordo com a pesquisa, dentre os segmentos econômicos, os que mais somam startups são Tecnologia da Informação (3655) e Serviços (3014). Os dois, juntos, concentram mais da metade das empresas. Em seguida estão Varejo (1760), Financeiro (847) e Indústria (790).
Darolt conta que, atenta ao mercado latino-americano, a BD Analytics criou uma solução através de SaaS (Software as a Service, na sigla em inglês). Por meio da ferramenta, vendedores on-line podem fazer a gestão do negócio dentro do Mercado Livre, considerado o maior e-commerce da América Látina.
“A BD Analytics já tem mais de 300 usuários ativos e assessora mais de R$ 20 milhões em vendas todos os meses no Mercado Livre e Mercado Shops”, afirma. “Nossa ferramenta pluga na conta do Mercado Livre do vendedor e puxa via API várias informações que geram relatórios e dashboards analíticos para facilitar a análise de vendas”, detalha.
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