BRT SALVADOR
Arboviroses
Entretenimento

Brasília sedia evento sobre arte, natureza e educação

O 1º Encontro Cunhatã Cerratense Arte, Educação e Natureza na Primeira Infância” acontece em Brasília (DF) até o próximo domingo (9) e oferece uma ...

06/06/2024 15h20
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
foto de Tiago Berinjela
foto de Tiago Berinjela

Começou na última terça-feira (4) em Brasília (DF) o “1º Encontro Cunhatã Cerratense Arte, Educação e Natureza na Primeira Infância”. O evento, que vai até o próximo domingo (9), oferece programação gratuita repleta de vivências e aprendizados para crianças, educadores e famílias, incluindo oficinas, lives, rodas de conversa e vivências ao ar livre em diversos locais da capital federal. Toda a programação é gratuita.

Ao longo da semana, a equipe Cunhatã Cerratense circula por escolas públicas do DF realizando oficinas e o espetáculo cênico-musical É o Bicho! do grupo Camerata Caipira, com direção de Andrea Jabor. O espetáculo combina ritmos tradicionais brasileiros com a fauna do Cerrado, em uma versão especialmente elaborada para crianças de três a seis anos, mas que encanta até os centenários.

Um momento significativo do evento foi a abertura com a Roda de Conversa realizada na Escola Parque da 313 sul, que reuniu os convidados Gandhy Piorski, Alessandra Roscoe, Márcio Vieira e Roger Mello, trazendo uma mensagem instigante aos participantes. “Juntos, os artistas que trabalham diferentes fases da infância, navegaram pelas profundezas do universo da criança em total sintonia, um complementando a linha de pensamento do outro, sob olhar atento e marejado dos educadores presentes”, conta a cantora e arte-educadora, Isabella Rovo.

O próximo final de semana vem coroar o encontro com duas atividades abertas ao público em geral. No sábado (8), das 9h às 11h, acontece a vivência investigativa das riquezas do Cerrado, no Parque Olhos D’água (413/414 Norte). A atividade será conduzida pelo biólogo e educador ambiental Rogério Dias e contará com interferências musicais ao vivo do grupo Camerata Caipira.

O encerramento do evento será no dia 9 de junho (domingo) com o espetáculo cênico-musical "É o Bicho!" no Teatro do Espaço Cultural Renato Russo 9 (Asa Sul Comércio Residencial Sul 508 - Bloco A), com duas sessões às 17h e 19h (extra). A entrada é gratuita.

“O objetivo é levar a plateia a uma imersão sonora, visual, musical, cênica e provocativa sobre a importância de cuidado e preservação das espécies do nosso Cerrado”, reflete Andrea Jabor, diretora do espetáculo. Isabella Rovo lembra que a diversidade da fauna do Cerrado é grandiosa, porém ainda pouco conhecida e valorizada, necessitando da ação respeitosa do ser humano para garantir sua sobrevivência. “É com esse espetáculo que encerraremos essa primeira edição do evento – um encontro gratuito para toda a família", complementa.

O evento, idealizado por Andrea Jabor e Isabella Rovo, é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Todas as atividades visam integrar arte e natureza no processo educativo da primeira infância.

Sobre o nome do evento

"Cunhatã Cerratense" foi inspirado na língua Tupi Guarani: Cunhatã significa menina e Cerratense é o termo utilizado pelo historiador Paulo Bertam para se referir aos habitantes da região dos Cerrados. O nome expressa a proposta do evento em reunir profissionais dedicados às práticas artísticas e educativas com crianças para refletirem sobre a importância de integrar arte e natureza no processo de ensino-aprendizagem, explorando as riquezas deste bioma fundamental para o Brasil.

PROGRAMAÇÃO – AGENDA (próximas atividades)

Dia 6 de junho (quinta-feira) | Horário: 20h
Estreia da Live “DiverSom – uma Experiência Lúdica com Brinquedos Sonoros”, com o grupo “Circo Teatro Udi Grudi” (DF)
Transmitido pelo canal do YouTube @cameratacaipira

Dia 8 de junho (sábado) | Horário: 9h às 11h
Vivência no parque Olhos D’Água com o biólogo e educador ambiental, Rogério Dias. A vivência contará com a participação musical grupo Camerata Caipira.
Local: Entrada principal do Parque Olhos D’Água (Quadra 413 e 414 - Asa Norte)
Público: famílias com crianças a partir de três anos de idade
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla. 

Dia 9 de junho (domingo) | Horário: 17h
Espetáculo “É o Bicho!”, do grupo Camerata Caipira, com direção de Andrea Jabor
Local: Teatro do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul - Bloco A)
Sessão aberta ao público, mediante retirada de ingresso no Sympla 

Os ingressos para as duas sessões estão esgotados, mas é possível se inscrever em lista de espera pelo Instagram @cameratacaipira

 

Ele1 - Criar site de notícias