Arboviroses
BRT SALVADOR
Negócios

Porto de Houston recebe missão executiva e técnica liderada pela ABTP

Organizada pela Associação, missão reúne autoridades e representantes do setor portuário brasileiro em um intercâmbio.

06/06/2024 13h16
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
CREDITO DA FOTO_ABTP
CREDITO DA FOTO_ABTP

Uma delegação com mais de 60 integrantes, entre executivos do alto escalão de empresas e representantes do setor portuário brasileiro, além de autoridades governamentais, está em Houston (EUA), de 02 a 07 de junho, para uma missão executiva e técnica de intercâmbio em gestão e operação portuárias, promovida pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP). Ao longo da semana, os participantes farão uma imersão no porto de Houston. A missão está sendo liderada pelo diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, e tem como anfitrião John Moseley, Chief Commercial Officer do porto de Houston e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Texas.

A missão a Houston integra as estratégias da ABTP de intercâmbio de conhecimentos em âmbito internacional, com o objetivo de subsidiar a elaboração de propostas de melhorias ao setor portuário nacional, que vem sendo conduzida pela Associação. De acordo com Jesualdo Silva, as propostas irão contribuir com o poder público para a promoção de um ambiente portuário com mais previsibilidade, segurança jurídica e propício a novos investimentos.

Em Houston, a missão brasileira cumpre uma extensa agenda relacionada a temas como: aspectos regulatórios das atividades portuárias; modelos de exploração da infraestrutura do porto; negócios portuários ligados ao segmento de petróleo e gás; governança da autoridade e dos negócios portuários; iniciativas para a geração e utilização de fontes renováveis de energia e projetos para acelerar a descarbonização; entre outros assuntos.

Na abertura oficial da missão, na noite do domingo (02/06), a comitiva foi recebida por John Moseley, e pela Cônsul-Geral do Brasil em Houston, Maria Izabel Vieira. Em discurso, o diretor-presidente da ABTP agradeceu a acolhida e destacou a contribuição da missão para o setor. “No Brasil se discute o marco regulatório portuário e nada melhor do que visitarmos outros países e conhecermos suas experiências na superação dos mais diversos desafios no setor”, afirmou.

A diretora-executiva da ABTP, Cláudia Borges, recepcionou os participantes e lembrou que essa é a terceira missão internacional realizada pela Associação em menos de dois anos. Em seguida, o presidente do Conselho Deliberativo da ABTP, Dr. Roberto Oliva, também fez uso da palavra e ressaltou a importância do setor para a economia brasileira. “A sociedade precisa entender que o porto é essencial para o desenvolvimento do Brasil. Mais de 95% das trocas comerciais são feitas através dos portos”, disse.

O Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, representou o Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, no evento de recepção da comitiva. “Em nome do ministro, trago o agradecimento por esta oportunidade. Neste fórum, o setor todo está representado e engajado em buscar conhecimento e melhorar rotinas, de modo a colocar os portos brasileiros em lugar de destaque nos cenários nacional e internacional”, afirmou.

Na manhã da última segunda-feira (03/06), a comitiva foi recebida no porto de Houston pela Autoridade do Porto, empresa constituída pelo Estado do Texas e pela BRATECC para reuniões executivas sobre governança e gestão do complexo portuário de Houston. e com o Corpo de Engenharia do Exército Norte Americano (USACE).

A ABTP, ao longo de 35 anos de existência, se tornou a Associação mais representativa do setor portuário brasileiro, com 93 empresas associadas, que são detentoras de mais de 241 terminais portuários, sendo 132 arrendamentos e 92 TUPs, distribuídos em 22 estados brasileiros. Juntas, as empresas são responsáveis por mais de 76% de toda a movimentação portuária nacional e representam 19% do PIB brasileiro (dados de 2022).

Ele1 - Criar site de notícias